- ESTABELECER PREÇO DE VENDA
- CUSTOS E DESPESAS, COMPETITIVIDADE E RENTABILIDADE (HARMONIZADOS)
- CONCORRENTE DIRETO (HÁBITOS DE COMPRA, CLASSE ECONÔMICA E SOCIAL, ETC).
- PREÇO PRATICADO PELO CONCORRENTE NÃO SE TRATAR DE ALGUMA PROMOÇÃO.
- COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO À CONCORRÊNCIA DIRETA
- DISPOR DE CONDIÇÕES, FORÇA PARA COMPETIR EM DETERMINADO SEGMENTO COMERCIAL.
- PREÇO DE VENDA IDEAL (CUBRA TODOS OS CUSTOS E AS DESPESAS E AINDA PERMITA QUE SE FAÇA LUCRO).
- VOLUME DE VENDAS
- MERCADORIAS QUE CONTRIBUAM COM MAIS LUCRO
- MERCADORIAS QUE CONTRIBUAM COM MENOS LUCRO
- TOTAL DAS VENDAS COMPENSADO PARA QUE O LUCRO SEJA REALIZADO (MIX)
“Uma andorinha só não faz o verão”, assim diz o ditado popular; pouco volume de venda, mesmo que com preço corretamente calculado, também não proporcionará o lucro que a empresa deseja.
DESPESAS FIXAS
Essas despesas também precisam estar contempladas no preço de venda de cada mercadoria, inclusive levando-se em consideração o valor com que a venda de cada uma pode contribuir para cobrir esses gastos.
Agora muita atenção, pois dessa forma estamos encontrando um percentual que será considerado no momento de calcular o preço de venda das mercadorias. No entanto, dependendo de suas estratégias de venda, esse percentual pode ser considerado:
- integralmente em algumas ou em todas as mercadorias;
- menor em algumas mercadorias;
- maior em algumas outras mercadorias.
Mas o resultado final de conseguir obter das vendas o valor total para pagar as despesas fixas vai depender sempre do volume total das vendas, e não de cada mercadoria isoladamente Reforçamos a necessidade de ser consideradas nas despesas fixas algumas provisões de valores para cobrir, por exemplo, gastos com 13o salários, férias, propagandas, manutenções e reformas do prédio, depreciações, seguros, taxas de licenciamento etc. Ressaltamos que das despesas fixas o pró-labore é uma das despesas que deve ter atenção muito especial da sua parte. Pró-labore é o salário mensal do sócio que trabalha na empresa. O valor desse salário deve ser estabelecido em função do que a empresa pode pagar, e não do que o sócio precisa ou queira ganhar.
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